Ir para conteúdo

O Mercado de Internet no Brasil


Posts Recomendados

Muito tem se falado para onde vai o mercado de ISPs.
Digo, está indo no mesmo caminho das Operadoras de Telecom.
Gostaria de contar um pouco de como evoluímos até aqui (tem muita gente nova que não era nascida quando tudo isso começou, eu Renato Salomão comecei no ano de 2001).
Até os anos 90, as Telecomunicações eram públicas, ou seja, empresas do governo que detinham o monopólio.
Com as privatizações no Governo Fernando Henrique Cardoso (1994 a 2002), o Brasil foi dividido em três regiões, as empresas se pulverizaram, surgiram as empresas “Espelho” (GVT, Intelig) e “Espelhinhos” (Transit e outras). Neste mesmo período surgiram também as Operadoras Móveis.
Com o passar dos anos, o mercado foi se consolidando e hoje, estamos restritos a poucos “Grupos Econômicos”.
O que estava pulverizado, se restringiu. Se exagerar, diria que estamos perto de um monopólio privado, considerando somente as Operadoras.
Com o surgimento da Internet, abriu-se outro segmento no mercado de Telecom.
As Operadoras lançaram a “internet discada” e a evolução não parou mais. Logo pulou-se a etapa de privatização, entrando no segundo estágio de “pulverização” com a abertura de novas empresas (ISPs) que atuavam de forma regionalizada e local, atendendo com rapidez o que as grandes Operadoras não conseguiam.
Tomaram grande parte do mercado, sedento por este serviço.
Cabe aqui um elogio ao empreendedorismo e a visão dos novos entrantes.
Agora fala-se muito na consolidação dos ISPs.
Todos querem saber quanto vale sua empresa e aí surgem uma variedade de modelos de negócio.
Valor relacionado ao faturamento, relacionado ao valor de cliente ativo, “estudos detalhados” sobre as informações da empresa e o famoso ”te pago X”. Sem contar com muita especulação recorrente; este é o momento de vender, esse não é o momento, etc, etc.
Algumas Empresas foram vendidas para Fundos Privados, outras para Empresas maiores e agora comenta-se muito que as grandes Operadoras estão interessadas nestas Empresas e Fundos.
Resumindo temos a mesma tendência de consolidação, como aconteceu em anos passados. Para mim nenhuma novidade. Lembro que no primeiro curso que dei para ISPs, em 2012, já falava sobre isso. O efeito sanfona.
Penso que teremos ainda algumas etapas nos próximos anos (não existe cronologia):
• Empresa comprando Empresa
• Fundo comprando Empresa
• Fundo comprando/se unindo com Fundo
• Operadoras comprando Fundo e Empresa.
• Idealista
Onde você se encaixa e em que momento?
Só para ilustrar, vejam as 10 maiores empresas de internet fixa, sendo que a grande variação de 2021 para 2022, deve-se as aquisições acontecidas:
Para complementar, dados atualizados no site do IBGE, mostram que 90% dos domicílios brasileiros são atendidos com Internet (2021).
Ou seja, o que no passado era um mercado em crescimento, agora é como se fosse um “copo cheio”. O mercado é finito e estamos quase ocupando sua totalidade.
E como crescer? Você conhece o jogo “Rouba Monte”? ou a “Canibalização”?
Para quem não sabe, o Rouba Monte é um jogo de cartas que você “rouba” as cartas de outro jogador. Ganha quem tiver mais cartas ou o outro não ter mais. Digamos que você só vai crescer a partir de agora se buscar o cliente nos seus concorrentes.
E a Canibalização? Chamo de Canibalização a aquisição de um ISP por outro ou por um Fundo. O crescimento tende a ser mais rápido, porém perde-se toda a “cultura” daquele que foi adquirido. Aquilo que o ISP tem de mais forte se vai: O Relacionamento Local.
Alguns podem pensar: Bah, tudo isso a gente sabe! Porque vc está nos dizendo isso?
Porque precisamos repensar algumas coisas em nossas organizações.
Quanto sua empresa cresceu no ano passado?
Quanto você investiu para crescer este número?
Você já fez essa conta? Ela fecha?
O cliente está surfando entre os ISPs, por culpa dos próprios, seja por motivo de valores, qualidade no atendimento ou mesmo por inadimplência. Gerando prejuízos constantes.
Estamos entregando planos com mais banda e com valor menor. Até quando os ISPs vão suportar? Onde vai a rentabilidade?
Em algum momento vamos ter que revisar nossos conceitos comerciais de preço, preço e preço....mas isso é assunto para o próximo texto.
Também não poderia deixar de falar em inadimplência.
Só para dar um exemplo, no momento que as Operadoras lançaram o CSP (código de seleção de prestadora) para fazer ligações DDD, ela aumentou em função dos clientes “surfarem” entre elas, abandonando valores. Alguma semelhança?
Esse movimento só foi possível barrar, a época, com a união das Operadoras através da ABR Telecom, criando modelos de restrições.
Diria que vamos precisar disso entre os ISPs.
E hoje, com certeza, a Inadimplência é fator decisivo na rentabilidade da empresa, seja ela em que nível.
Vamos falar também sobre isso em outro momento.
Conclusão
Esse texto serve de um simples alerta para onde estamos indo.
Procurei apresentar, até aqui, uma visão de quem está no mercado a muito tempo e tem preocupação com os resultados de todos aqueles que tenho relacionamento. Não que os outros não sejam importantes. Eles são.
O mercado de ISP vai continuar com sua consolidação, talvez com menos velocidade e valores, até as grandes Operadoras tomarem o mercado novamente. Alguns irão resistir, mas não vamos fugir disso. Só nos últimos anos, 6 empresas que atendi, foram vendidas.
Pensem, também, que em algum momento vocês estarão em uma encruzilhada, como muitos já estiveram.
De uma forma simplificada, vou procurar levantar alguns pontos, nos próximos textos, que poderão ajudar até o momento desta decisão, e fortificá-los.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso