Canal ISP Postado Maio 15, 2023 Compartilhar Postado Maio 15, 2023 A avaliação do valor justo de um Provedor de Internet (ISP) ou uma empresa é um objeto importante na tomada de decisão tanto para os proprietários ou para possíveis investidores. O que é Valuation? O Valuation é uma metodologia, que utiliza técnicas e ferramentas com o objetivo de encontrar o valor justo do ativo. A metodologia mais utilizada em processos de Valuation para Provedores de Internet é através do fluxo de caixa descontado (discounted cash flow – DCF) e o método de avaliação por múltiplos, mas qual a diferença entre eles? Valuation - Fluxo de Caixa Descontado O método do fluxo de caixa descontado – FCD – (ou Discounted Cash Flow) é o mais utilizado em processos de avaliação (Valuation), principalmente quando falamos em fusões e aquisições, pois é o método que melhor captura o potencial futuro de um negócio. Neste caso o valor da empresa é determinado pelo fluxo de caixa da empresa trazido para o valor presente por uma taxa de desconto, que reflita o custo de oportunidade e os riscos do investimento, dessa forma, o valor da companhia é equivalente pela expectativa de rendimentos futuros. Para fazer essa projeção de fluxo de caixa, o desenvolvedor deve se atentar a diversas variáveis, tais como: Estimativas de custos e despesas e suas adequações com o crescimento; Estimativas de investimentos em capital fixo (Capex); Crescimento do mercado. Receitas por linhas de produtos ou serviços; Gargalos de produção ou prestação de serviços; Margens de lucro. Valuation - Múltiplos A segunda metodologia mais presente no mercado de telecomunicações é o modelo de avaliação por múltiplos, também conhecido como modelo de avaliação relativa. A simplicidade, a rapidez na precificação e novas informações e a necessidade de poucas informações são as principais vantagens da avaliação por múltiplos em relação aos outros métodos. O valuation por multiplos estima o valor de um ativo baseado na precificação de ativos similares, no caso da avaliação de ISPs, é precificado o preço por assinante de acordo com o valor médio do mercado,. É realizado a partir de preços normalizados, onde os valores de mercado são divididos por alguma medida comum, como lucro líquido ou número de assinantes do Provedor de Internet, dando origem a um múltiplo. Os principais múltiplos utilizados são: Múltiplos de Lucro; Múltiplos EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciations and Amortizations); Múltiplos de Patrimônio; Múltiplos de Faturamento; Múltiplos de Assinantes. Intermediação de Provedores e ASN Deyvison Lucio - (82) 9901-6014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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