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Intermediação de Provedores e ASN


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A avaliação do valor justo de um Provedor de Internet (ISP) ou uma empresa é um objeto importante na tomada de decisão tanto para os proprietários ou para possíveis investidores.

O que é Valuation?

O Valuation é uma metodologia, que utiliza técnicas e ferramentas com o objetivo de encontrar o valor justo do ativo.

A metodologia mais utilizada em processos de Valuation para Provedores de Internet é através do fluxo de caixa descontado (discounted cash flow – DCF) e o método de avaliação por múltiplos, mas qual a diferença entre eles?

Valuation - Fluxo de Caixa Descontado

O método do fluxo de caixa descontado – FCD – (ou Discounted Cash Flow) é o mais utilizado em processos de avaliação (Valuation), principalmente quando falamos em fusões e aquisições, pois é o método que melhor captura o potencial futuro de um negócio.

Neste caso o valor da empresa é determinado pelo fluxo de caixa da empresa trazido para o valor presente por uma taxa de desconto, que reflita o custo de oportunidade e os riscos do investimento, dessa forma, o valor da companhia é equivalente pela expectativa de rendimentos futuros.

Para fazer essa projeção de fluxo de caixa, o desenvolvedor deve se atentar a diversas variáveis, tais como:
  1. Estimativas de custos e despesas e suas adequações com o crescimento;

  2. Estimativas de investimentos em capital fixo (Capex);

  3. Crescimento do mercado.

  4. Receitas por linhas de produtos ou serviços;

  5. Gargalos de produção ou prestação de serviços;

  6. Margens de lucro.

Valuation - Múltiplos

A segunda metodologia mais presente no mercado de telecomunicações é o modelo de avaliação por múltiplos, também conhecido como modelo de avaliação relativa. A simplicidade, a rapidez na precificação e novas informações e a necessidade de poucas informações são as principais vantagens da avaliação por múltiplos em relação aos outros métodos.

O valuation por multiplos estima o valor de um ativo baseado na precificação de ativos similares, no caso da avaliação de ISPs, é precificado o preço por assinante de acordo com o valor médio do mercado,. É realizado a partir de preços normalizados, onde os valores de mercado são divididos por alguma medida comum, como lucro líquido ou número de assinantes do Provedor de Internet, dando origem a um múltiplo.

Os principais múltiplos utilizados são:
  1. Múltiplos de Lucro;

  2. Múltiplos EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciations and Amortizations);

  3. Múltiplos de Patrimônio;

  4. Múltiplos de Faturamento;

  5. Múltiplos de Assinantes.

Intermediação de Provedores e ASN

Deyvison Lucio - (82) 9901-6014

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